quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Ouvir

É sempre melhor ouvir
O que os outros tem a dizer
Há sempre um ensinamento
Há sempre um mistério no porvir

As experiências diferem das nossas
Na maneira de ver, na maneira de ser
Enquanto ouvimos, avaliamos e comparamos
As verdades dos outros, que também são verdades...

Ouvindo, percebemos que os outros existem
E que tem suas razões, seus conceitos, suas visões
Às vezes lindas, às vezes distorcidas...

Quantos ajudam dispondo apenas a ouvir
Queixas, desilusões, sofrimentos
Com a sabedoria plena de saber sentir.

Livro N° 14, Recife, 1998

Um comentário:

Anônimo disse...

Dr. Moacir..
Como já disse em outros comentários eu sou sua fã, mesmo sem conhecê-lo pessoalmente. Parece que o Sr. adivinha o pensamento das pessoas, dia desse estava eu pensando alto e me fiz a seguinte pergunta: Como me sentiria se alguém me OUVISSE sem interrupções? Provavelmente me sentiria uma pessoa importante.
Pois é, este é o principal efeito que o saber OUVIR causa nas pessoas.
É só ouvindo que conseguimos saber o que dizer. Além do mais, quando se ouve uma pessoa com a devida atenção, pode-se ganhar mais confiança e estabelecer uma relação de empatia.
Mas OUVIR não é apenas um requisito para conquistar pessoas, também é fundamental para tornar nossa comunicação fluente e nosso trabalho mais leve. É o caminho pelo qual se criam laços e compromissos de afeto pela compreensão mútua.
OUVIR pode ser uma solução para fazer com que inimigos tornem-se amigos. Afinal, é quando damos ao outro o espaço e a oportunidade para que possa expressar sua opinião.
Esse é o meu pensamento sobre o OUVIR, quis compartilhar com o sr. espero que também concorde comigo.

Abraços.
Letícia-PR