segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Reminiscências negras...

Povo conseguindo um lugar ao sol
Sol que foi feito para aquecer a todos
E não somente classes privilegiadas
Que conseguiram explorando outras

Consciência negra, nesta semana
Que homenageia mostrando justiças
Não só por questões raciais
Não vemos isto em amarelos, brancos ou vermelhos

Inferioridade intelectual se não deram
As condições mínimas para serem adquiridas
Não justifica, estamos chegando

A uma das desigualdades
Fazemos votos que alcancemos
O ideal de uma humanidade equilibrada.

Um comentário:

Anônimo disse...

achei magnifico o assunto abordado. e o sr. abordou de maneira muito peculiar, gostei demais, aproveito o ensejo para deixar aqui um pouco sobre o que é o dia da cosnciencia negra. Já é um passo para essa "Fazemos votos que alcancemos O ideal de uma humanidade equilibrada." a que o sr. se refere, não é?!
O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da princesa Isabel, ou seja, ser uma celebração da atitude de uma branca.
A semana dentro da qual está o dia 20 de novembro também recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

abs.
Antônio M.