sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Cruzes

Uma cruz assinala um ente amado
Que partiu cedo ou tarde, não importa
O fato é que deixou ensinamentos e saudades
Recordações e muitas histórias que serão contadas


Na riqueza da simbologia
Acertos e erros muitos baseados em antigas mitologias
Outros numa antiguidade que remontam aos séculos
Numa época em que as superstições eram bem maiores

Descordo muito de um deles, o crucifixo
Objeto de tortura na época seria o mesmo
Que um “pau de arara” e outros medos na revolução

Em parte e nas ações até parecidas
Ambos queriam salvar a humanidade
Do julgo dos poderosos e ricos contra os idealistas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Poxa sr. Moacir acho que pela primeira vez eu discordo do sr. eu acho o crucifixo um elemento mágico. para mim todo o simbolismo que o envolve faz sentido, apesar de saber que já foi usado de forma negativa por algumas pessoas, para mim isto não o torna negativo. respeito a opinião do sr. acho ótimo que as pessoas coloquem o que sentem e as suas opiniões em pauta é desse tipo de mecanismo que vivemos, a troca de experiencias e principalmente de opiniões.
Loisiana Resende

Anônimo disse...

A cruz (†) é uma figura geométrica formada por duas linhas ou barras que se cruzam em um ângulo de 90°, dividindo uma das linhas, ou ambas, ao meio. As linhas normalmente se apresentam na horizontal e na vertical; se estiverem na diagonal, a figura é chamada de sautor, ou aspa.
A cruz é um dos símbolos humanos mais antigos e é usada por diversas religiões, principalmente a cristã, embora nem todos os cristãos a usem como símbolo. Ela normalmente representa uma divisão do mundo em quatro elementos (ou pontos cardeais), ou então a união dos conceitos de divino, na linha vertical, e mundano, na linha horizontal (Koch, 1955).
Na subcultura Gótica, este símbolo geralmente é a representação da tortura ou angústia interna, já que a palavra Cruz vem do latim "Crucio", que significa tormento ou suplício.
Provavelmente esta definição tenha o sentido original, já que em Roma antes mesmo da morte de Cristo, era usado para esta finalidade. Uma das formas de condenação à morte consistia em atar ou pregar condenados em uma cruz, fazendo os mesmos padecer terrivelmente.
Antônio M.