quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Rememorando tempos...

Tenho tido muita vontade de repetir duas historias básicas que ouvia muitas vezes de meus pais.
A primeira referia-se ao excesso de disciplina e autoridade com que os pais encaravam a educação.
Meu pai já noivo, tinha hora marcada para chegar em casa, por sinal eram 21:00 horas. Como estudava medicina na Bahia, uma noite excedeu-se chegando as 21:15hrs, sendo o suficiente para o seguinte castigo. “Meu avó preparou um pacote com endereço fictício, em um bairro distante (várzea), sem condução e pela manhã mandou o meu pai levar com a recomendação de só vir almoçar depois de entregar a encomenda”.
Excusado dizer que as 15:00hrs voltou exausto dizendo que não tinha encontrado o dono do pacote. Meu avó disse isto foi um castigo, para o Sr. Aprender a cumprir ordens.
A segunda foi com minha mãe, naquele tempo as donas de casa como a minha avó, sabiam cozinhar, costurar, etc. eram somente donas de casa cuidando do marido e dos filhos. Uma tarde depois do almoço, estavam envolta de uma mesa costurando e minha avó disse que a pijama de um primo meu Emilio, não tinha “aliamares”. Minha mãe disse que tinha sendo o suficiente para uma cadeirada nas costas, sem comentários...

Um comentário:

Anônimo disse...

Sr. Moacir, acabei de deixar um comentário no post anterior e este só faz atestar tudo o que falei!
é prazeroso ler as histórias que o Sr. conta da época de seus pais, podemos ver claramente como os tempos mudaram e os valores hoje são completamente diferentes.
O importante da educação não é o conhecimento dos fatos, mas dos valores e estes os mais antigos davam com toda certeza é exatamente o que está faltando nos dias atuais passar para os nossos jovens os reais valores da vida. Não existe educação sem AMOR, é uma outra palavra que hoje em dia parece um pouco esquecida.
Antônio M.