quarta-feira, 20 de maio de 2009

Lamentando

A falta de talento
Para motivar o nada
Neste vazio imenso
Que preenche a mídia

Falta de talento
Pois falam de fofoca
Assim como de besteiras
Por isso não a contento

Renunciando a fama
E reinados bregas
Pode-se até ficar sem a fama

Lamentar os movimentos
Destes inúteis talentos
É dever evitando futuros tormentos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Talento e Dom Não Se Sustentam Sozinhos.
É comum encontrarmos pessoas que se dizem talentosas, e observarmos outras que achamos serem talentosas ou terem o dom para suas atividades.
Estas pessoas são das mais variadas áreas e podem ser: gerentes, vendedores, professores, alunos, músicos, artistas, atletas, políticos, cozinheiros, etc.
Os dicionários trazem como Talento “inteligência excepcional, aptidão natural ou habilidade adquirida” e como Dom “dote ou qualidade natural inata, poder, virtude, privilégio”.
Sabemos que Talento e Dom é algo real e que algumas pessoas tem mais facilidade em realizar determinadas atividades do que outras. Vejamos dois exemplos:
1- Se pegarmos duas ou três crianças com a mesma idade, mesma escolaridade, mesma classe social, etc, e as matricularmos em um curso de violão, estudando com o mesmo professor e praticando a mesma quantidade de horas por dia, ainda assim veremos que no final de seis meses elas estarão com níveis de habilidades diferentes no instrumento.
2- Um grupo de jovens treinees são contratados por uma empresa nas mesmas condições (idade, formação acadêmica, etc) e encaminhados para um curso de preparação gerencial ficando confinados durante determinado período recebendo os mesmos estímulos e informações. É muito provável que no final da capacitação alguns terão se destacado no grupo.
Os que se destacaram provavelmente possuem dom ou talento natural para tais atividades, e adquiriram tais qualidades por influência do meio em que viveram (família, herança genética, amigos, sociedade, etc) ou por uma questão divina que não nos cabe querer explicar.
Porém, Talento e Dom não se sustentam sozinhos!
Vejo que existe uma linha tênue entre as conquistas advindas do talento e dom e as conquistas obtidas através de muito trabalho e persistência.
Há pessoas que executam tarefas com mais facilidade (talento), e para elas o caminho parece não ser tão árduo. Mas isto não quer dizer que ela terá mais sucesso do que outra. Na prática o sucesso é resultado de muito suor e determinação.
O talento e o dom fazem com que a “largada” seja mais rápida para o indivíduo talentoso, mas alguém mais esforçado poderá chegar muito mais longe.
Todos nós temos mais, ou menos dificuldade em determinadas coisas, e um bom exercício para todo profissional seria refletir sobre estes dons e investir nestas potencialidades.
O ideal é unir a inspiração com a transpiração. Quando o seu talento e o seu dom se unem com a perseverança é que surge o grande diferencial.
Afine-se para o sucesso!

Abs.
Antônio M.

Letícia disse...

lindo vero sr. moacir.
é impressionante o talento que o sr. tem com as palavras.