quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Dezembro!!

Estamos um dos doze meses que considero muito importante em tradições, incluindo até a data em que nascemos por ser muito particular enquanto Dezembro além de marcar uma etapa é também o mês de natal que comemora o nascimento de Cristo.
Por ser um mês religioso para nós cristãos, pois o Judeus, Islâmicos, Budistas e outros não o consideram tendo suas convicções diferentes.
Muitos contribuíram com historias que falam de toda simbologia. Na maioria padres e outros artistas como Thomas Nast imaginou papai Noel publicado em primeira mão na revista Harpen’s Wecklys, em 1881 inspirado na vida de São Nicolau, que viveu no Séc. IV na cidade de Mira, na Turquia, antes de torna-se santo, apenas como Nicolau, conforme a historia, se preocupava muito com o bem estar e distribuía saquinhos com moedas de ouro pelas chaminés.
A música noite feliz ainda hoje ouvida na época de natal, surgiu de uma coincidência quando os ratos roeram as cordas sonoras do órgão do padre Joseph Mohr que estava querendo compor uma música que representasse o natal, diante desta imprevista possibilidade, pediu a Franz Gruber um artista músico compositor dedicado que fez a música noite feliz recebendo do padre sua orientação.
Já a missa do galo teve como criador São Francisco de Assis, diz a historia que foi também responsável pelo presépio, já à árvore de natal foi idealizada então na época pelo padre Martinho Lutero, como todos sabem autor da Reforma Protestante, no séc. XVI, ele montou uma árvore cheia de luzes para mostrar as crianças como seria o céu.
Sempre a Europa, principalmente na Alemanha e nas Américas os Estados Unidos, surgiram como divulgadores destas estórias.
Outro lado que a tradição mantém, é o cartão de natal, desejando felicidades e prosperidades, este surgiu na Inglaterra, em 1845, por iniciativa do pintor Jonh Calcott Horsley.
Apesar de meus 85 Dezembros, vividos com intensidade nunca tinha pensando em cada símbolo e suas origens, como presépio, arvore de natal, cartão de boas festas, música que ouvimos durante todo o mês, não fosse os interesses pelos incentivos dados pelos parentes e amigos que freqüentam nosso blog, nesses oito meses, que fizeram-me pesquisar a respeito.
As vezes mereço um “carão” por dizer tudo o que escrevo excedendo-me as vezes em minhas próprias duvidas.
Para todos vocês desejo tudo o que ainda não foi alcançado e o que ainda faz parte dos sonhos... Felicidades e prosperidades a todos.

6 comentários:

Anônimo disse...

Muitas curiosidades, interessantissima a postagem de hoje confesso que a maioria das coisas eu não tinha ñem noção. muito bom!
Leandro

Anônimo disse...

Aproveitando a postagem de hoje onde o senhor nos presenteoou com tantos esclarecimentos eu gostaria de contribuir contando uma lenda: A Lenda do Padre Natal de Santa Felicidade:
Há cem anos atrás , havia um menino cujo o apelido era Natal . Ele dizia que tinha o dom de achar objetos perdidos , mas as pessoas ao seu redor não levavam esta história muito à sério . Algum tempo se passou , este garoto foi para o seminário e adotou o seu apelido como nome religioso . Diz a lenda que quando um sacerdote adota o nome de Natal é concebido poderes sobrenaturais para ele . Assim surgiu o padre Natal , que logo foi transferido para a Paróquia de Santa Felicidade na cidade de Curitiba .

No início de sua carreira religiosa , dona Maria entrou em sua paróquia gritando :

- Socorro !

- Socorro !

Então o pároco perguntou :

- O que houve ?

Deste jeito a senhora explicou :

- Perdi a minha égua Aleluia , a única que tenho para trabalhar .

- Há três dias que ela não aparece !

- Já rezei para São Longuinho , São Francisco , para o Negrinho do Pastoreio e até agora nada !

Desta maneira o padre disse :

- Não se preocupe !

- Farei uma oração milagrosa e seu animal voltará em menos de três horas .

- Por favor , agora vá para a casa e relaxe .

Duas horas depois , dona Maria voltou :

- Obrigada , padre !

- A minha égua reapareceu no portão da minha casa !

- Muito obrigada !

Uma semana depois , seu José surgiu aflito na paróquia , exclamando :

- Padre Natal , por favor me ajude !

O sacerdote indagou :

- O que houve ?

Então José explicou :

- A minha carroça desapareceu no meio do nada .

Assim Natal respondeu :

- Não se preocupe .

- Farei uma oração e sua carroça reaparecerá dentro de três horas .

Meia hora depois , o fiel voltou :

- Obrigada , padre !

- Meu objeto de trabalho reapareceu na minha lavoura !

A partir daquele dia , o padre Natal ficou com fama de achador de coisas perdidas . Até hoje , quando alguém do bairro Santa Felicidade perde algum objeto reza para a alma deste sacerdote . O povo desta localidade fez até uma rua em sua homenagem .
Loisiana Resende

Anônimo disse...

Gostaria de parabenizá-lo e agradecê-lo pela grande idéia de unir tantas curiosidades num único e magnifico texto!
Como Engenheiro por formação, gostaria de deixar a minha colaboaração de um texto de natal que circula no meio em que convivo (alguns consideram sátira, outros consideram engraçado e outros não consideram nada, simplesmente não gostam... mas mesmo assim resolvi colocar).
Papai Noel estudado - Papai Noel no ponto de vista de um engenheiro:
1. Existem aproximadamente dois bilhões de crianças (pessoas com menos de 18 anos) no mundo. Porém, como Papai Noel não visita criança das religiões muçulmana, Hindu, Judaica e Budista, isso reduz o trabalho na noite de Natal para 15% do total, ou 378 milhões de pessoas (de acordo com o Bureau de Referência de população). A uma taxa média (censo) de 3,5 crianças por lar, tem-se um total de 108 milhões de lares, considerando que haja pelo menos uma criança boazinha em cada lar.
2. Papai Noel tem cerca de 31 horas de Natal para trabalhar, graças à diferença de fuso-horário e à rotação da Terra, considerando que ele viaje de leste para oeste (o que parece lógico). Isso resultaria em 967,7 visitas por segundo, e significa que, para cada casa cristã com uma criança boazinha, Papai Noel tem cerca de 1/1000 segundo para estacionar o trenó, saltar, pular na chaminé, encher as meias, distribuir os presentes restantes sob a árvore, comer algum lanche que tenha sido deixado para ele, subir de volta pela chaminé, entrar no trenó e ir até a próxima casa.
Considerando que cada uma das 108 milhões de paradas esteja distribuída uniformemente pelo mundo (o que, naturalmente, sabemos ser falso, mas será aceito para fins de cálculo), estamos falando agora de aproximadamente 1,25km por casa - uma viajem total de 121,5 milhões de km, sem contar idas ao banheiro e descansos. Isso significa que o trenó do Papai Noel move-se a uma velocidade de 1.046 km/s = 3.000 vezes a velocidade do som. Para fins de comparação, o veículo mais veloz já construído pelo homem, a sonda espacial Ulisses, move-se a acanhados 44,1km/s, e uma rena normal pode correr a 24km/h (no máximo).
3. A carga útil do trenó representa um outro elemento interessante. Considerando que cada criança não receba nada mais que um Lego médio (907g), o trenó levaria mais de 500 mil toneladas, sem contar o peso do "bom velhinho". Em terra, uma rena normal não puxa mais que 136kg. Mesmo admitindo que renas "voadoras" pudessem puxar dez vezes o normal, o serviço não poderia ser feito com oito ou nove delas - Papai Noel precisaria de 360.000 renas. Isso aumentaria a carga, sem contar o peso do trenó, mais 54 mil toneladas, ou aproximadamente sete vezes o peso do Queen Elizabeth (o navio, não a monarca).
4.500 mil toneladas viajando a 1.046km/s cria uma enorme resistência do ar isso aqueceria as renas da mesma maneira que uma nave espacial ao reentrar na atmosfera da Terra. O primeiro par de renas absorveria 14,3 x 10 elevado a 19 joules de energia por segundo. Em resumo, elas explodiriam em chamas quase que instantaneamente, explodindo as renas atrás delas e criando estrondos sônicos ensurdecedores em seu rastro. Todo o conjunto de renas seria vaporizado em 4,26 milésimos de segundo, ou quase quando Papai Noel atingisse a Quinta casa em sua viagem. Porém, nada disso importa, pois o Papai Noel, com a aceleração resultante de uma parada brusca a partir de 1.046 km/s em 0,001 segundo, estaria sujeito a uma força de 17.000G`s. Um Papai Noel de 113 kg (que parece ridiculamente magro) seria imobilizado no fundo do trenó por 1.957.258kgf o que esmagaria instantaneamente os seus ossos e órgãos, reduzindo-o a uma bolha trêmula de meleca pegajosa cor-de-rosa.
4. Conclusão: Se Papai Noel existiu, ele já está morto.
Alaor Ribeiro

Anônimo disse...

percebi que hoje os colegas de blog resolveram postar as suas historias de natal preferidas levando em conta o tema abordado na postagem, então para não fugir eu também gostaria de deixar um texto registrado.
Presente de natal
Há algum tempo atrás uma mãe puniu sua filha de 5 anos de idade por estragar um rolo de papel dourado a fim de decorar uma caixa a ser colocada sob a Árvore de Natal. Na manhã seguinte à noite de Natal, a menina trouxe a caixa e entregou à mãe dizendo: - Isto é para você, mamãe. A mãe ficou embaraçada por sua reação precipitada, mas sua raiva aflorou, novamente, quando viu que a caixa estava vazia, falou rudemente com a menina:
- Você não sabe que quando se presenteia alguém é esperado que haja alguma coisa dentro do pacote?
A menina olhou-a em lágrimas e disse!
- Oh, não está vazia, mamãe. Eu soprei dentro dela, até ficar cheia de beijos.
A mãe ficou arrazada. Ajoelhou e pedindo perdão por sua ira irracional abraçou-a com ternura.
Um acidente tirou a vida da menina pouco tempo depois e é sabido que a mãe guardou aquela caixa dourada perto de sua cama por todos os anos de sua vida.
Sempre que estava deprimida ou tinha de enfrentar problemas, ela abria a caixa e imaginariamente tirava um beijo e lembrava o amor da criança que o colocou lá.
Verdadeiramente, cada um de nós, seres humanos, temos recebido uma caixa dourada repleta do amor de nossos filhos, família, amigos e de DEUS. Não há maior tesouro a se possuir.
***
Amigos são como anjos que nos levantam nas pontas dos pés quando nossas asas têm problemas, nos lembrando como voltar a voar.
Letícia

Anônimo disse...

Oi Sr. Moacir. como sempre gostaria de parabenizá-lo pela bela iniciativa de publicar no blog, curiosidades e histórias sobre coisas que as pessoas as vezes até esquecem de buscar! Parabéns.
Como colega de blog, gosto de colaborar com o que acho interessante e achei este texto sobre os "OS SIMBOLOS DO NATAL" interessantíssimo e complemento ao post de hoje.
Nós vivemos num mundo de simbolos. Comunicamo-nos e externamos os nossos sentimentos e pensamentos através de gestos e palavras. servimo-nos de sinais para garantir compromissos e celebrar a festa.
Pois bem, Natal é o dia em que Cristo veio ao nosso encontro. É o dia em que o Pai nos enviou como presente o seu Filho. Para celebrá-lo com dignidade e dar um cunho todo particular nós nos servimos dos mais diversos símbolos.
Precisamos conhecer-lhes o sentido para relacioná-los com a festa do Natal. Entre muitos outros, destacam-se os seguintes símbolos natalinos:
COROA DO ADVENTO:
É de ramos de pinheiro ou cipreste. Sendo verde é sinal de esperança e vida. Enfeitada com uma fita vermelha, que simbolizava o amor de Deus que nos envolve, e também a manifestação do nosso amor, que espera ansioso o nascimento do Filho de Deus.
Na coroa encontramos 4 velas, uma para cada domingo do advento. Começa-se no 1º domingo, acendendo apenas uma vela e, á medida que vão passando os domingos, vamos acendendo as velas, até chegar ao 4º domingo quando todas devem estar acesas: As velas acesas simbolizam a nossa fé, nossa alegria pelo Deus que vem.
PRESÉPIO:
Introduzido por São Francisco de Assis no século XII, consiste na apresentação em pintura ou escultura das pessoas, do local e do ambiente em que Jesus nasceu.
O presépio nos lembra o nascimento do menino-Deus. Ajuda-nos a refletir sobre o fato e nos anima a sermos gratos a Jesus que não hesitou em descer do céu e alojar-se numa simples manjedoura. Na comunhão está todo o sentido do Natal.
ÁRVORE DE NATAL:
Simboliza o reino de Deus:"Eu sou a árvore, e vós sois os ramos". Quado iluminada, a árvore lembra que Cristo é a luz do mundo. O pinheiro nos leva a pensar que sua resistência aos rigores do frio europeu é o simbolo da vida e da graça. O verde fala da esperança da vida eterna.
PÃO CELESTE:
Uma espécie de hóstia, feita de trigo, sem fermento, cuja cor e forma podem variar.Feita e abençoada especialmente para esse fim. É usado na hora da ceia, na Vigília do Natal. O pai da família quebra e reparte a hóstia entre os presentes. A seguir desejam a paz e boas festas mutuamente uns aos outros, condividindo a sua parte da hóstia com todos; enquanto isto, cada qual come a parte que recebe dos outros. Este rito tão simples relembra a festa bíblica da libertação. Exprime a unidade e solidariedade da família que se alimenta com o mesmo pão em meio a votos de felicidade.
CEIA:
É o simbolo do banquete eterno. É o momento em que a família se reúne.Mas a Ceia, a refeição do Natal, quer significar que a nossa verdadeira vida é Cristo, o Filho de Deus que estamos festejando. Na Ceia costuma se colocar no centro, uma vela acesa para simbolizar o Cristo que nos une em volta de si e que é a nossa luz. Falam da alegria que devemos ter durante toda a nossa vida porque temos um Salvador que diariamente nos ajuda a chegar ao céu. Queremos que a mensagem do nascimento de Jesus, para a libertação dos homens, se espalhe forte e penetrante por todos os ares.
ANJOS:
Mensageiros de Deus na história da salvação. São o sinal de que "os céus se abriram e Deus visitou seu povo". Simbolizam a comunicação com Deus.
ESTRELA:
Os magos vindos do Oriente á procura de Jesus, foram guiados por uma estrela até Belém. A estrela tem 4 pontas e uma cauda luminosa. As quatro pontas representam as 4 direções da terra: Norte, Sul, Leste, Oeste, de onde vem os homens para adorar a grande luz que é uma estrela de fé, de amor, de esperança para o seu irmão...
VELAS:
As velas simbolizam a presença de Cristo como luz do mundo. Ele próprio disse:"Eu sou a luz do mundo.Quem anda comigo não anda nas trevas". Cada Natal deve renovar a nossa fé em Jesus e nosso empenho de viver n'Ele, e como Ele, a luz do mundo.
ARRANJOS SECOS:
O que está seco é porque não tem vida.Portanto, sempre que estivermos longe de Jesus, estaremos secos, pois só Ele é a Vida e comunica vida. Jesus veio até nós para que tudo se desenvolva, tudo tenha vida.
BOLAS COLORIDAS:
As bolas coloridas, que adornam o pinheirinho querem significar os frutos daquela árvore viva que é Jesus.Representam os dons maravilhosos que o nascimento de Jesus nos trouxe. São as boas ações daqueles que vivem em Jesus, como Jesus.
BALAS E BOMBONS:
Simbolizam a doçura das palavras divinas, a doçura de participar de sua Igreja, vivendo sua Palavra:Jesus Cristo.
PRESENTES DE NATAL:
Figuram o presente máximo, o dom de Deus, que é seu Filho, e que nos foi dado como Irmão primogênito.
CARTÕES DE NATAL:
Os cartões de Natal devem ser enviados somente aos verdadeiros amigos, pois originam-se da necessidade que o ser humano tem de comunicar-se e compartilhar sua vida com as pessoas que ama. Desejar um "FELIZ NATAL" de todo o coração a uma pessoa que ofendemos durante o ano é a melhor reconciliação e vivência do Natal.
Espero que tenha gostado.
Abs.
Antônio M.

Anônimo disse...

Meu ETERNO ORGULHO É VC!!!
bjs