Série de recordações: N° 01
Mais ou menos no final da década de 70, compramos uma propriedade com 100 hectares na praia acima, localizando-se dentro da cidade.
Guardamos ótimas recordações desta época a casa tinha piscina, campo de futebol, vôlei e depois das acirradas partidas tomávamos umas e outras fazendo churrasco.
Tamandaré é a penúltima cidade praia, localizando-se ao sul de Pernambuco, depois dela temos São José da Coroa Grande, já limitando-se com Alagoas. O nome deve-se em homenagem ao almirante da marinha. Em remotas eras como todo litoral era sujeito a invasões por parte dos espanhóis e outros paises da Europa, construíram fortes para defender o país.
Como curiosidade, o forte quase no centro da cidade, faz-nos crer que o mar na época chegava bem perto do contrario os arcaicos canhões não teriam alcance para atingir os pretensos invasores.
Outra curiosidade da cidade é a escola criada no governo Getulio Vargas, pelo Plano Nacional do Desenvolvimento da pesca, era um internato com a finalidade de ensinar leitura e formar motoristas de pesca com capacidade para comandar. Como única no nordeste, prestou muitos benefícios a populações vizinhas, hoje transformada também em centro de pesquisas.
terça-feira, 30 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Sr. Moacir,
Sou colega de uma amiga de sua neta Ana e por indicação dela resolvi conhecer o seu blog, pois adoro poesias, versos e pessoas inteligentes.
achei que encontraria apenas versos, mais tive uma surpresa ao deparar-me com este texto Tamandaré, coincidentemente eu sou apaixonado por esta praia.
Muito interessante as curiosidades e histórias, confesso que não sabia de nada disso...
Gostaria de deixar registrado a minha satisfação em poder ler as coisas que o senhor escreveu e parabenizá-lo pela capacidade de transmitir experiencias e historias de vida.
abraços.
Abel Maia Correia
Postar um comentário